Prevenção do câncer ginecológico

Publicado em Geral  por: Jefferson
27/01/09

“Ninguém deve desistir do esforço, pensando: “É o destino”. Não se obtém óleo de gergelim de suas sementes, sem pressão. Fábulas Indianas.

O exame de prevenção (Papanicolaou) é feito colhendo-se material acumulado no fundo de saco vaginal, do canal cervical e da parede do colo uterino. Para este exame é importante não fazer asseio vaginal excessivo. Se vamos completamente limpas ao exame o médico não tem o que ver, nem colher. O exame estará prejudicado.

Outro cuidado é não ter relação sexual nas 48 horas precedentes. Neste caso há o sêmen eliminado, ou outros compostos químicos (camisinha lubrificada), além dos pequenos traumatismos que pode fazer sangrar e sinalizar como processo inflamatório, sem que esteja de fato.

Como complemento ao material coletado e enviado ao laboratório para análise fazemos outras pesquisas. Uma delas é o chamado teste de Schiller. Este teste consiste de duas etapas e é feito após a coleta de material. Num primeiro momento passamos uma solução de ácido acético (semelhante ao vinagre) para que ocorra um vaso espasmo e pode mostrar algumas lesões.

Depois passamos uma solução de lugol a 5% (variação da fórmula do Iodo) e que tem a capacidade de reagir com alguns açúcares tomando uma coloração violácea (roxa). Quando passamos este último componente devido a presença do glicogênio na parede do colo ele reage e fica roxo. A isto damos o nome de teste de Schiller negativo. Se alguma região não ficar colorida o teste é positivo.

Em Medicina um teste é medido pelo grau de sensibilidade e especificidade. O ideal é que tenhamos sempre um teste altamente específico e de grande sensibilidade, mas isto costuma ser difícil.

Assim o Teste de Schiller tem uma sensibilidade alta (denota alterações em mais de 70% dos casos), mas tem especificidade baixa para câncer de colo, ou seja, serve para que quando nos depararmos com ele tenhamos que prosseguir as pesquisas para obter um diagnóstico mais preciso.

A especificidade melhora muito quando associamos a colposcopia (volto ao tema em artigo específico), pois uma determinada ficará destacada na paisagem e permite que se preste mais atenção a ele e assim área será visualizada com mais rigor.

252 Responses to “Prevenção do câncer ginecológico”

Páginas: « 26 … 19 18 17 16 15 [14] 13 12 11 10 9 … 1 » Show All

  1. 140
    Kivia Says:

    Ola Dr Jefferson, bom estou com um ano que comecei a praticar relaçao sexual e durante 7 meses nao tomei nenhum medicamento anticoncepcional, so usava camisinha e apartir do oitavo mes comecei a tomar o anticoncepcional injetavel uno-ciclo, bom nada me aconteceu diferente no primeiro mes, mais no mes seguinte inha menstruaçao veio normal, mais o periodo que fico sem menstruar encurtou antes era de 25 a 28 dias sem menstruar o normal, e agora fico sem menstruar 17 dias e nao estou gostando… isso é normal? e como faço para regularizar, voltar o normal de antes?

  2. 139
    Jefferson Says:

    Cara Cíntia,

    Cariomegalia quer dizer núcleo das células aumentados. Hipoestrogenismo é uma baixa do hormônio (estrógeno). Saber se está certo ou errado depende da correlação clínica e só o médico que a assiste pode responder.
    O que foi encontrado não tem relação com infecção urinária.
    Quanto à eficácia, leia: Interação Medicamentosa.

    Um abraço,

    Jefferson

  3. 138
    Cíntia Says:

    Dr. Gostaria de Saber se o uso de antibioticos como Norfloxacino, Bactrim F e Cirpoflaxino em um tratamento de 10 dias tira o efeito anticoncepcional ?

  4. 137
    Cíntia Says:

    Bom dia Doutor !

    O meu exame preventivo deu Cariomegalia e Hipoestrogenismo, gostaria de saber o que significa e perguntar se minhas infecções urinárias constante pode ser devido a esse fator ?

    Obrigado

  5. 136
    Jefferson Says:

    Cara Rita,

    Se tem um ovário a chance é a mesma das pessoas que têm os dois.

    Um abraço,

    Jefferson

  6. 135
    Rita Says:

    Dr. gostaria de saber se posso engravidar com apenas um ovário? qual a probabilidade de chances? o ultrassonografista me disse que só tenho um pedaçinho do ovário esquerdo, pq tive q fazer uma retirada de um cisto neste referido ovário a 3 anos, e hoje com 28 anos estou pretendendo engravidar. O que devo fazer?

    Obrigada

  7. 134
    Jefferson Says:

    Cara Lorena,

    Quem não sabe o que procura não entende o que encontra. A melhor forma de não sofrer com laudo de exame é não ler, levar ao médico que pediu e deixar que ele interprete para vc.
    Os exames são complemento de um processo. Há a necessidade da correlação com a parte clínica para se poder falar algo a respeito.
    No laudo não há nada de preocupante, de forma que vc pode aguardar a consulta com tranquillidade.

    Um abraço,

    Jefferson

  8. 133
    Lorena Says:

    Dr.
    Fiz exame papanicolau, só que minha médica está viajando e só pode ver o resultado dia 20/01

    No exame deu:
    Alterações inflamatórias, regenerativas e degenerativas:
    Piócitos (++/4+), histiócitos, pseudoeosinofilia, halo perinuclear, e células escamosas com leve cariomegalia e hipercromatismo.

    Conclusão: classe II de papanicolau. Inflamatório acentuado

    Traduz isso pra mim, pq qto mais eu leio a respeito, pior eu fico. Parece que ou eu tenho câncer ou algo grave.

  9. 132
    Jefferson Says:

    Cara Vivi,

    Grávidas não menstruam.
    Gestantes podem abortar, uso irregular de anticoncepcional pode provocar irregularidade menstrual, etc.
    Procure seu médico para podem voltar a usar medicamento e de forma correta.

    Um abraço,

    Jefferson

  10. 131
    Vivi Sampaio Says:

    Dr Jefferson Ginecologista, “É possível menstruar estando grávida?”.?
    Bem eu transei com meu marido varias vezes, sem camisinha e tbm eu esqueçi alguns dias de tomar meu rémedio, enfim uma confusão danada, qd foi no final do mês, minha menstruação veio normal, só que qd chegou o dia dela ir embora ela ficava indo e voltando durante 3 dias, sera q estou grávida ??

Páginas: « 26 … 19 18 17 16 15 [14] 13 12 11 10 9 … 1 » Show All

Leave a Reply