Exames médicos

Publicado em Geral  por: Jefferson
17/02/08

“Deus não espera que você vença sempre, ele espera que você tente”. Madre Tereza de Calcutá.

 

Quando uma pessoa nos pergunta (amigos, vizinhos, parentes, etc.): “este exame está normal?” A resposta deve ser o exame pode estar normal o paciente depende. Pode não parecer, mas são coisas muito diferentes.

Assim vemos que algumas pessoas têm uma taxa de glóbulos vermelhos menor que a média esperada para aquela população, mas isto não quer dizer que ela tem anemia, pode ter ou não.

 

Como hoje vivemos na era dos exames, por sorte os temos, e esperemos que eles só progridam e nos ajudem cada vez mais, mas isto não elimina o fator básico de que os exames, na imensa maioria dos casos, servirem para confirmar um diagnóstico e não para fazer diagnóstico.

 

É certo que há alguns exames preventivos (Papanicolaou, mamografia), mas são minoria e não são certeza de proteção. Uma boa conversa e bom exame físico ainda se impõe e nos dará o norte para pedir exames.

 

Sabemos que as pessoas sentem-se mais seguras quando fazem uma série interminável de exames e se forem caros e complexos melhor ainda, mas isto só afasta o contato médico-paciente, não resolve, encarece a ação médica e traz uma falsa segurança.

 

― “Fiz os exames e eles estavam normais”. Os exames, saliente-se, o paciente pode sofrer uma alteração repentina um mês após o exame e padecer de um mal que o exame assinalou como “normal”.

 

Quantos de nós não conhecemos histórias de pessoas que alguns meses depois de determinado exame preditivo adoeceu e ouvimos a pergunta de como isto seria possível se os exames estavam normais. Vale lembrar os exames estavam normais e os pacientes não.

 

É muito comum entre as pacientes frente a um desconforto querer fazer ultra-som de todo o abdômen ou uma gestante com cólicas quere fazer ultra-som para saber se seu filho está bem, mas em muitos casos este ou outro exame qualquer não tem serventia. Volto a insistir a função do exame é confirmar uma suspeita.

 

Quando precisamos de um exame para descobrir uma alteração física qualquer não é bom sinal, pode significar que nós (os médicos) não temos idéia do que está se passando com o paciente.

 

Como já devem ter percebido gosto muito de frases, pois expressam de forma clara um conjunto de idéias e aqui vale mais uma: “quem não sabe o que procura, não entende o que encontra”.

 

Antes sair solicitando que seu médico peça este ou aquele exame e o que é pior trocar de médico porque ele não pediu e foi a outro, este sim é bom, porque pediu uma série de fazer gosto a qualquer compêndio, pensa que talvez o exame seja desnecessário.

 

Hoje os meios de comunicação melhoraram muito e a informação também se dissemina com facilidade, mas devemos lembrar que a boa e a má informação estão à solta.

 

Uma conversa e a velha e boa confiança ainda prevalecem.

1.382 Responses to “Exames médicos”

Páginas: « 139 … 29 28 27 26 25 [24] 23 22 21 20 19 … 1 » Show All

  1. 240
    simone Says:

    olá jefferson ..ha anos sofro de candídiase crônica ,não aquento mais flucononazol e todos os zols. tenho deficiência imunológica e depois de estudar muito sobre o assunto resolvir me tratar por conta própria através de novos hábitos alimentares.todo preventivo que eu fazia estava lá inflamatório por candida sp ,nada que eu uso resolve .o ultimo exame que fiz não apareceu a candida ,apereceu bastonetes curtos, sei que é uma infecção, mas gostaria de saber se por acaso é mais um fungo da familia da candida e qual exame posso fazer para diagnosticar se ainda estou com candidiase;pois a minha é sistêmica e o único sintoma que tenho é um corrimento branco grosso irritante que nunca acaba .
    desde já muito obrigada ! um abraço!

  2. 239
    Vanessa de souza Says:

    Oi Doutor!
    Fiz o exame colpocitologia oncótica e oe resultados foram:
    PADRÃO CELULAR:
    células intermediárias, superficiais, raras profundas e endocevicais.

    ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS:
    muco, leucócitos, flora bacteriana cocacea e fiamentos de lactobacilos.

    ATIPIAS CELULARES:
    metacromasia, citólise e células com halos perinucleares( benignas por infecção).

    CONCLUSÃO:
    inflamatório- processo bacteriano

    OBSERVAÇÃO:
    ausência de sinais que denotem processo neoplásico

    Doutor, é alguma coisa grave? Tem alguma coisa haver com HPV?

  3. 238
    Lícia Says:

    com qto tempo posso fazer o exame de gravideZ?

  4. 237
    karine Says:

    drº eu queria saber se essa bacteria pode ser pega no sexo oral. se eu fizer sexo oral meu namorado pode pega essa bacteria bacilo supracitoplasmatico( sugestivo de gardnerella/mobiluncus).

  5. 236
    Lícia Says:

    estava no primeiro dia fertil…

  6. 235
    Lícia Says:

    Esqueci de tomar a pílula 1 dia e no dia seguinte tive relaçao…só q qdo tomei a do dia q esqueci, tomei com mais de 12 horas, posso engravidar?quais sao as chances?

  7. 234
    karine Says:

    drº eu fiz um exame preventivo, e quando eu recebi. deu o seguinte resultado. adequabilidade: satisfatoria; epitelios na amostra: escamoso, glandular; alteraçoes celulares benignadas reativas ou reparativas: inflamação; outras causas: inflamatorio moderado; microbiologia: bacilos supracitoplasmatico(sugestivo de gardnerella/ mobiluncus) eu queria se e grave e se e uma doença sexualmente transmissivel. e qual tratamento?

  8. 233
    marcia Says:

    Oi Dr. Jeffeson, fiz pela 1ª vez o preventivo e deu esfregaço inflamatorio
    pode me esclarecer melhor o que significa?
    obrigad.

  9. 232
    Jefferson Says:

    Cara Lete,

    Não é possível responder, pois o exame pode ser muito diferente do paciente.
    Os sintomas que refere necessitam de avaliação médica e não têm relação com o laudo apresentado.
    O exame consta de 2 tempos: o laudo e a avaliação clínica. Leve para o médico que colheu.

    Um abraço,

    Jefferson

  10. 231
    lete Says:

    Vou repetir novamente o resultado do exame que eu fiz.
    Exame citologico- esfregaço satisfatório.
    celulas epiteliais- Pavimentosas intermediarias 80%
    Pavimentosas Parabasais 20%

    Elementos associados- Neutrofilos / Hemacias
    Microorganismo -Basilos
    Alterações epiteliais-Alterações epiteliais reativas e inflamatória
    Conclusão- Esfregaço inflamatório / Flora bacilar.
    GOstaria apenas de umas palavras de orientação em relação ao resultado do exame.

Páginas: « 139 … 29 28 27 26 25 [24] 23 22 21 20 19 … 1 » Show All

Leave a Reply