Descargas Mamárias – leite

Publicado em Geral  por: Jefferson
6/09/12

“Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida”
 Caetano Veloso em Sozinho 

Questão muito frequente em consultórios são as descargas mamárias, algumas são secreções típicas. Outras são substâncias eliminadas, mas de outra causa.

Secreção quer dizer produto produzido por uma glândula. Veremos algumas e começaremos pela mais comum, ou seja, o leite.

A função da mama é produzir leite e o leite humano parece água com alguns filetes mais brancos, diferentemente de outros leites de outras espécies e é quase insípido e inodoro.

A apresentação do leite depende de seus constituintes (água, cálcio, açúcar, proteínas, vitaminas e sais minerais) específicos para cada espécie.

Não há leite humano fraco, embora sua aparência seja rala, se comparado ao leite de vaca. Sem esquecer que esse é o leite específico para humanos. Tinha um professor que costumava falar que leite de vaca era bom para o bezerro.

Isso não quer dizer que não possamos fazer uso desse tipo de leite, mas para o bebê ele só podo ser dados sob orientação médica.

Há muitos riscos e o principal é o da intolerância ao leite, gerar outros tipos de alergia, ser muito gorduroso, etc. Não é adequado.

Voltando à secreção fora da gestação ela pode ser motivada só pelo fato de já ter amamentado e persistir ao longo de toda a vida. Também pode ser resultado do uso de medicamentos, por distúrbios hormonais, por motivação psicológica, entre as causas mais comuns e não traz maiores preocupações.

De qualquer forma é necessário ir ao médico para certificar se é leite e qual a causa, pois em alguns casos pode ser sinal de problema hormonal como o aumento de produção da prolactina e estar relacionada ao aumento da glândula que a produz (hipófise).

103 Responses to “Descargas Mamárias – leite”

Páginas: [11] 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 » Show All

  1. 103
    Jefferson Says:

    Cara Magna,

    Não tenho como saber o que está acontecendo. Volte ao médico.
    Leia: Síndrome dos ovários policísticos (maio/2009).

    Um abraço,

    Jefferson

  2. 102
    Jefferson Says:

    Cara Cláudia,

    Só há forma de ajudar, ou seja, sugerindo que procure um médico para ser avaliada.

    Um abraço,

    Jefferson

  3. 101
    magna Says:

    EU ACHO QUE EU TENHO É ovario policístico pq leva esses sintomais desse ovario policístico

Páginas: [11] 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 » Show All

Leave a Reply