Segredo Médico

Publicado em Geral  por: Jefferson
24/05/10

“Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto” Juramento de Hipócrates.

O Código de Ética que entrou em vigor em abril deste ano manteve o que já estava contemplado em todos os outros códigos, desde que se transformou em texto legal uma norma que remonta os primórdios da Medicina, como visto no juramento de Hipócrates acima.

Deve ser a observação mais básica de todo relacionamento médico-paciente. A estreita confiança na palavra de um e no “esquecimento” do outro. Gosto de dizer que as pessoas deveriam enxergar os médicos como cadeiras que falam.

Aos médicos é proibido comentar ou revelar dados recebidos em “confessionário”. O que foi dito no consultório permanece no consultório. O que foi escrito não será acessível a ninguém, exceto ao médico e as pessoas compromissadas com o sigilo médico, além do próprio paciente que tem livre acesso aos seus dados.

Se você não se sente, absolutamente, à vontade para revelar qualquer segredo ao seu médico está com o médico errado e deve buscar outro.

Não importa quantos anos você tenha. Você tem direito ao sigilo profissional. Os médicos só estão libertos destes artigos se aquele segredo puser sua vida ou a vida de outrem em risco ou por determinação judicial, sempre observado o princípio do segredo.

Mesmo as adolescente podem ir ao médico sem serem acompanhadas por um responsável, se assim o desejar, embora seja sempre melhor que nossos pais saibam, bem como saibam de nossos relacionamentos, aonde vamos e com quem vamos.

O que não se pode é fazer tratamentos por conta ou deixar de ir ao médico usando como desculpa o medo que todos saibam os seus motivos.

102 Responses to “Segredo Médico”

Páginas: [11] 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 » Show All

  1. 102
    Jefferson Says:

    Cara Patrícia,

    Não me lembro de nenhuma pergunta, pertinente, de sua parte.
    Da minha parte, acho que respondi a todas as perguntas postadas. Isso não quer dizer que tenha respondido o que as pessoas querem que responda.
    Algumas tendem a fazer consulta por meio eletrônico e isso é proibido. Reveja seus conceitos ou aproveite e faça alguma pergunta.

    Um abraço,

    Jefferson

  2. 101
    patricia Says:

    vc não respondeu nenhuma das perguntas o que vc está fazendo aí

Páginas: [11] 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 » Show All

Leave a Reply